Comprar imóveis é a melhor forma de investir o seu dinheiro

Comprar imóveis é a melhor forma de investir o seu dinheiro

Quem busca fazer um investimento seguro do seu dinheiro, certamente, acaba optando por comprar imóveis. Esse processo não é por acaso. O mercado imobiliário é um dos segmentos mais respeitados e prestigiados no quesito rentabilidade e valorização monetária. Uma das razões para esse status no universo dos investimentos se justifica nos baixos impactos que sofre durante crises econômicas. 

Só para exemplificar a segurança deste tipo de investimento, basta analisar o cenário atual em tempos de pandemia do novo coronavírus. A Covid-19 alterou a dinâmica mundial e afetou diversos setores econômicos. Na contramão da alta do dólar, da queda no PIB do Brasil e da desvalorização da moeda brasileira, o mercado imobiliário continuou sendo uma forma segura para se investir dinheiro. 

Investimento conservador 

De acordo com o Índice Geral do Mercado Imobiliário Residencial realizado pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), em maio de 2020 as aplicações financeiras obtiveram um desempenho inferior a valorização dos imóveis. Como consequência, a aquisição de casas e apartamentos representaram um ganho expressivo no patrimônio das famílias, mesmo quando a compra foi motivada apenas para moradia. Portanto, quando comparado a outros investimentos de renda fixa, a compra de apartamentos e casas se demonstra a mais assertiva.

Projeções de ganho financeiro

Projeções feitas pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (AbraInc) apontam que, mesmo no cenário de alta da Taxa Selic, nos próximos 10 anos os imóveis continuam sendo a melhor forma de investir o dinheiro. Nessa projeção feita pela AbraInc, o Certificado de Depósito Bancário (CDB) foi para 6,8%, poupança para 4,8%, enquanto imóveis alcançaram 15,3%. Em outras palavras, significa que a rentabilidade dos imóveis continua sendo uma excelente oportunidade de ganho financeiro, ainda que o cenário econômico viabilize um aumento na taxa de juros.

Alta rentabilidade

Já reparou como os produtos de consumo duráveis ficam mais caros com o tempo? O mesmo se aplica aos imóveis. Embora existam oscilações periódicas, casas e apartamentos costumam apresentar índices de valorização positiva ao longo dos anos. A AbraInc em uma análise que considerou a década de 2009 a 2019 verificou que a valorização do imóvel chegou a ser 56% superior aos rendimentos de aplicação em CDB e 135% maior que os da poupança. Além de serem valorizados, o aluguel de casas e apartamentos são opções de renda para inúmeras famílias. Ou seja, é uma outra forma de elevar o orçamento mensal. 

Goiânia e a valorização imobiliária

Com a Taxa Selic a 2% ao ano, o financiamento imobiliário ficou facilitado, pois as taxas de juros estão mais baixas. O IGMR da Abecip também verificou uma alta valorização nos preços dos imóveis das principais capitais do país. No levantamento que considerou maio de 2019 a maio de 2010, Goiânia, ocupou o 2º lugar no ranking dos imóveis mais valorizados do mercado. A capital goiana ficou atrás apenas de São Paulo, com uma diferença pequena. Enquanto São Paulo obteve uma variação de 15,4% na valorização dos imóveis, Goiânia teve 10,2% no último ano. Isso significa que Goiânia se tornou a segunda melhor capital para se investir em imóveis. 

 

Quer conhecer os melhores empreendimentos para investir na capital de Goiás? Fale aqui com um de nossos corretores e conheça os imóveis VEGA. Para saber mais informações sobre financiamentos imobiliários, leia esse texto que produzimos anteriormente no nosso blog. 

Achou o texto desta semana interessante? Conte para a gente e continue acompanhando nosso blog para não perder nenhuma novidade! Nos siga também nas redes sociais Instagram  e Facebook. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *