Dicas para economizar: aprenda a economizar água nesse período mais seco

Dicas para economizar: aprenda a economizar água nesse período mais seco

Economize água. Em meio ao tempo seco, baixa umidade do ar e também em tempos onde a medida para controle dos gastos com água tem sido feita por meio do racionamento, resolvemos falar um pouco sobre isso.

Você sabe o que pode ser feito para que a sua casa não sofra com a falta de água?

A medida governamental tem sido o racionamento nas cidades para que assim se possa controlar e estimular o uso consciente de água, para que dessa forma, todas as famílias possam desfrutar e utilizar a água em um mesma quantidade.

Isso funciona? A resposta é sim! Funciona porque as pessoas começam alguns processos de reaproveitamento e economia da quantidade fornecida.

Para que você também economize e aprenda também a poupar gastos extras com a conta de água, nos separamos algumas dicas de como economizar e ainda sair ganhando, já que reduzindo o consumo de água, isso fara com que a conta de energia também diminua. Então, aí vai a primeira dica:

Evite torneiras pingando

Não precisa deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes ou lava as mãos. Ao lavar as mãos, escovar os dentes e lavar louça feche a torneira, para que dessa forma você consiga poupar o consumo e reduzir o consumo de água.

Parece uma dia ultrapassada, mas é uma das dicas mais importantes. Ao deixar torneiras pingando a curto e longo prazo, pode acabar sendo um gasto bem significativo na sua conta de água e, quando pensamos na crise hídrica que estamos enfrentando nos últimos anos, cada mínimo sinal de economia, pode significar muito.

Evite Banhos demorados

Sabe aquele famoso banho de gato? Pois é. Neste caso seria muito interessante colocá-lo em prática (mas não precisa deixar de tomar banho, hein?!).

O consumo de água no banho é excessivo quando muito demorado. O chuveiro ligado por 15 minutos, consome cerca de 135 litros de água, então se você costuma demorar 30 minutos você está gastando mais da metade das suas reservas de água (caixa d`água).

Por isso, uma das dicas para a economia de água, é diminui os minutos embaixo do chuveiro, o resultado será bem vantajoso.

Reutilize a água

Já pensou nisso? Economizar ao lavar o carro, economizar ao lavar a área ou a sacada de casa… isso tudo pode ser feito com medidas de reaproveitamento.

Geralmente, quando temos máquina de lavar roupas em casa, não nos atentamos a verificar se a água dos próximos enxagues está limpa e pode ser reaproveitada. Então, esse é um ótimo meio para você começar a economizar reutilizando a água.

Você só precisa desviar a mangueira do cano de vazão e direciona-lo para baldes e bacias que comportem a água.

Essa água economizada da máquina de lavar, pode ser usada para limpar a casa, para lavar o carro, e para fins que você considerar viável.

Invista em acessórios

Alguns acessórios podem te ajudar a economizar. Um belo item para a sua lista seria os arejadores e/ou redutores de vazão, que irão atuar na redução do consumo mensal de água em até 20%.

Esses aparelhos podem ser facilmente encontrados nas loja de ferragens ou mesmo nas lojas de utilidades domésticas, tornando ainda mais fácil a sua aquisição e economia.

Essas são algumas maneiras para reduzir e aliviar o consumo de água na sua residência, e você ainda pode economizar do seu jeito. Então, tente economizar, utilizar com consciência e reutilizar a água de todas as maneiras possíveis, pra que não falte água e você ainda reduza os custos do seu consumo mensal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *