Entenda como cuidar do porcelanato do seu imóvel

Entenda como cuidar do porcelanato do seu imóvel

Apartamentos e casas com porcelanato definitivamente se consolidaram como um diferencial moderno e sofisticado para os imóveis. Mas, não é por menos. Além de serem visualmente mais bonitos, os revestimentos de porcelanato também são mais resistentes. Contudo, esse tipo de piso exige cuidados especiais que vão desde a limpeza até uso cotidiano para que suas características sejam preservadas. 

Características do porcelanato 

Quem pesquisou preços de pisos durante uma construção ou reforma certamente deve ter reparado a diferença de valores entre os pisos. Comparado à cerâmica, por exemplo, o porcelanato é consideravelmente mais caro. Porém, o acréscimo financeiro é compreensível, visto que esse revestimento possui materiais nobres, como argilominerais, em sua composição. 

Devido a qualidade do nível da produção, o porcelanato pode ser utilizado em diferentes ambientes, pois seu material apresenta baixa porosidade. No entanto, a depender do tipo de acabamento os cuidados devem ser especiais. Atualmente, é possível encontrar porcelanatos com acabamento acetinado, rústico ou com brilho. 

Atenção com as mudanças

Seja na mudança para o seu novo lar ou durante a decoração, sempre evite arrastar os móveis. Essa prática, embora seja mais fácil, pode desgastar o seu móvel e, ao mesmo tempo, riscar e/ou danificar o revestimento da sua casa. O recomendável nessas situações é erguer o objeto e posicioná-lo no lugar de preferência. Então, quando for mudar a disposição de um sofá ou geladeira, conte com a ajuda de familiares ou amigos.

Cuidado com produtos de limpeza

Para prolongar o brilho e qualidade do seu piso de porcelanato é preciso ter uma atenção redobrada com relação aos produtos utilizados durante a faxina. Muitos alvejantes e desinfetantes possuem poder abrasivo, o que causa o desgaste do piso. Nesse sentido, quando limpar o seu porcelanato, prefira vassouras de cerdas macias e utilizar uma quantia de detergente neutro diluído em água e panos macios. 

Dica de ouro: Nunca jogue o produto de limpeza diretamente no porcelanato. Se for utilizar algum desinfetante, lembre-se de ler se ele é adequado para o tipo de piso do seu apartamento. Não se esqueça que a forma indicada de utilizar produtos neste revestimento é na forma diluída em água dentro de um balde. 

O que não usar no piso de porcelanato? 

Como pontuamos anteriormente, na limpeza de pisos de porcelanato os produtos com alto poder de abrasão física e química devem ser evitados. Separamos alguns exemplos para que não restem dúvidas sobre o que NÃO utilizar.  Assim, ficará mais fácil cuidar do revestimento do seu imóvel. 

  • Por isso, não utilize: água sanitária, soda cáustica, amoníaco, sabão em pó, ceras, escovas ou acetona. 

 

Achou o texto desta semana interessante? Conte para a gente e continue acompanhando nosso blog para não perder nenhuma novidade! Nos siga também nas redes sociais Instagram  e Facebook. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *