FGTS: saiba como utilizar o seu FGTS na compra do seu imóvel

FGTS: saiba como utilizar o seu FGTS na compra do seu imóvel
FGTS: com o reaquecimento do mercado imobiliário, as vendas tem aumentado consideravelmente e feito com que mais pessoas se preparem e busquem conhecer as opções e facilidades disponíveis para sair do Aluguel utilizando o FGTS.

Esse reaquecimento fez também com que os bancos reavaliassem e aumentasse as linhas de crédito, reduzindo os juros também para financiamento. Alguns disponíveis como: Pró-Cotista e FGTS, estão sendo opções interessantes para quem quer sair do aluguel, adquirindo a casa própria, já que com eles, os juros e alguns benefícios podem se encaixar no perfil do cliente que prefere comprar utilizando os seus recursos.

Dessas linhas, a pró-cotista utiliza recursos do FGTS para somar e ajudar na compra do imóvel. Mas, grande parte dos clientes não sabe como podem utilizar e se o seu FGTS pode ser usado no momento.

Por isso, nesta matéria você vai aprender: como utilizar o seu FGTS, Quais as maneiras possíveis de utilizar e em quais aspectos a sua utilização pode te favorecer.

Mas antes, o que é o FGTS?

O FGTS (Fundo de Garantia por tempo de Serviço), foi criado para que o trabalhado tenha um seguro a parte após o término do seu contrato de trabalho em qualquer organização.

Como ele funciona? Todo mês o empregador através do dados pessoais do empregado, faz o depósito de 8% sobre o salário (descontados na folha do funcionário) direto em uma conta Caixa (Banco responsável por controle deste seguro) vinculada aos dados do funcionário, onde a retirada só é possível após o fim do seu contrato de trabalho ou o mesmo utilize o benefício para a aquisição de imóveis e para fins de financiamento.

Quando eu posso utilizar o meu FGTS?

O FGTS pode ser usado após o registro de 36 meses de carteira assinada. No caso, a cliente precisa ter mais 36 meses de contribuição ao INSS para que ele consiga utiliza-lo como benefício.

O benefício pode contribuir para que alguns valores referentes ao seu financiamento sejam menores, o que aumenta as possibilidades de você pagar bem menos na compra da sua casa própria. O FGTS, sendo usado inicialmente, somará entrará como valor à vista, diminuindo o valor das suas parcelas.

Usando FGTS como entrada

Após os 36 meses de contribuição, você pode usar o seu FGTS na entrada do seu imóvel. Se você pretende financiar 80% do imóvel, ou seja, quer parcelar a entrada, o indicado e a opção mais escolhida pelos compradores é usar o FGTS na entrada, dentro destes 20%, o que fará com que o FGTS seja somado ao valor de entrada do cliente.

Quando isso acontece, tanto as parcelas da entrada, quanto as parcelas do financiamento serão diminuídas. Para quem não possui nenhum valor para a entrada a não ser o valor pedido de sinal, essa é uma ótima opção.

Usar o FGTS para abater no saldo devedor

Muitos trabalham por vários anos em uma organização/empresa e quando se dá conta, possui um saldo elevado de FGTS, e neste caso, nada melhor do que investir o valor na compra de um imóvel, visando investimento ou mesmo sair do aluguel.

Neste caso, você pode optar por usar o valor e financiar a parte restante do valor do imóvel. Suas parcelas ficarão ainda mais acessíveis, não comprometendo o seu orçamento.

Utilize o seu FGTS anualmente

Se você permaneceu no emprego, ou mudou mas permaneceu com a carteira assinada, você pode optar por usar o seu FGTS a cada ano, fazendo com que o valor deste seja abatido no seu saldo devedor, dessa forma, a cada ano a sua dívida tem uma porcentagem de abatimento e as suas parcelas continuarão diminuindo.

Essa é também uma das opções bastantes utilizadas pelos clientes, já que o FGTS não pode ser sacado antes da rescisão do contrato de trabalho.

Além dessas formas, você pode negociar diretamente com o seu banco para utilizar o seu FGTS do jeito que preferir. O FGTS é um seguro diretamente aos benefícios e financiamentos ligados a compra da casa própria e ao programa Minha Casa Minha Vida, isso significa que ele entrará como uma mãozinha extra para você realizar o sonho da casa própria.

Aproveite e faça aqui mesmo no site, a sua simulação para ficar por dento de como o seu FGTS pode te ajudar a dar #Tchaualuguel com a Vega!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *