Taxa de condomínio: entenda o que deve ser cobrado e conheça os serviços que ela cobre

Taxa de condomínio: entenda o que deve ser cobrado e conheça os serviços que ela cobre

Taxa de condomínio assusta no início, mas também é a garantia. A hora mais aguardada por quem compra um apartamento, é a  de pegar a chaves, espera que pode ser longa, uma vez que o apartamento seja novo, ou ainda na planta.

Taxa de condomínio deve ser apresentada ao comprador logo no início. Quando a compra de um apartamento é realizada, o comprador deve estar com todas as suas dúvidas esclarecidas, desde a taxa de condomínio, até aos custos adicionais com manutenções e quaisquer outros custos e normas de cada condomínio (as normas são estabelecidas pelos próprios moradores e regimentadas pelo síndico do prédio).

No caso de quem adquirir um imóvel, a dúvida será de quando o morador deve começar a pagar a taxa de condomínio, Por isso é importante saber que todas as respostas estão no contrato de compra e venda do imóvel.

Mas o processo é geralmente baseado em eventos como, por exemplo: Mas há três momentos mais comuns para isso: depois da assembleia de instalação, após a entrega das chaves ou a partir da concessão do Habite-se para o local.

A taxa de condomínio foram instituídas para serviços comuns como limpeza, segurança, jardinagem e outros cuidados com as áreas comuns do condomínio existissem de maneira satisfatória e proporcionando menos dor de cabeça para as famílias que residem ou irão residir no condomínio, e sim, essas taxas são obrigatórias o não pagar, significa que o mesmo fica devendo, isso prejudica o condomínio como um todo e faltará dinheiro no caixa para cobrir as despesas.

Além disso, o morador que não paga taxa de condomínio e é inadimplente pode ser cobrado judicialmente pela administração do prédio. Em alguns casos onde a dívida fica muito alta, que obriga o dono a penhorar imóvel pode para assim, poder quitar a dívida.

Quando as construtoras entregam o condomínio, é realizada a assembleia de instalação, evento instituído para a reunião de moradores e para a definição prévia de um responsável pelos cuidados e responsabilidades, como: acompanhamento dos trabalhos do zelador, da equipe de funcionários, despachar os documentos à administradora e vistoriar as dependências do condomínio, visando solucionar os problemas; Convocar a assembleia dos condôminos; Representar, ativa e passivamente, o condomínio, entre outras responsabilidades instituídas ao sindico.

Está decisão é feita, até que os próprios moradores possam eleger entre si um responsável e síndico, lembrando que os moradores podem optar por contratar serviços terceirizados, mas a partir desse momento a taxa de condomínio já deve estar sendo cobrada.

 

Taxa de condomínio: Quando começam? 

É importante que os clientes estejam cientes de tudo acordado em contrato, pois a partir da instituição da assembleia de condomínio, a taxa de condomínio será cobrada.

É importante que os síndicos acompanhem as vistorias de entrega para verificarem se as áreas externas estão nas condições estabelecidas em contrato, se os vistoriadores verificarem que o condomínio não esta em condições de entrega, os moradores não são obrigados a aceitar.

 

Taxa de condomínio: Quanto e quais serviços devo pagar?

A taxa de condomínio é calculada em serviços, que são:

Custo da portaria (pagamento da empresa responsável, caso seja terceirizado).

  • Telefonia fixa e móvel: calculada com base no histórico de consumo.
  • Energia elétrica e água: calculadas com base no histórico de consumo
  • Limpeza e jardinagem.
  • Segurança.
  • Manutenção em geral: como não é possível saber com exatidão o que será gasto, a administração faz uma estimativa.

Caso exista alguma taxa de condomínio indevida (o que pode acontecer eventualmente), procure imediatamente o responsável, seja o síndico, ou no caso de o condomínio ainda não ter sido entregue, a construtora.

Mas é importante saber tudo que deve ou não ser cobrado em sua taxa de condomínio, assim você garante os serviços e não se sente lesado, garantindo a manutenção dos serviços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *