Contratar um prestador de serviços: 5 passos para evitar dores de cabeça

Contratar um prestador de serviços: 5 passos para evitar dores de cabeça

Contratar um prestador de serviços? Levando em consideração o custo ou a praticidade de serviços contratados de autônomos para serviços como pequenas reformas e instalações, resolvemos te ajudar a saber como contratar um prestador de serviço de qualidade, sem dores de cabeça.

 

Contratar um prestador de serviço para quem acabou de se mudar para uma casa ou um apartamento novo é um desafio, afinal, a casa/apartamento pode ser novinha, mas sempre irão existir algumas coisas ou detalhes que ainda não estarão do jeito que você quer, ou, você se cansou da mesma cor da parede da sala e acaba querendo modificar alguma coisa na estrutura, ou nos cômodos da casa.

 

 

Ao contratar um prestador de serviços, surgem dúvida não é mesmo? Dúvidas, sobre: quem contratar? Aceitar indicações dos amigos? Como saber se o serviço prestado é de qualidade?

 

 

Contratar um prestador de serviço: exigir contrato?

 

Contratar um prestador de serviço

Contrate um prestador de serviço sem dor de cabeça. Entenda o que considerar ao procurar alguém para pequenos serviços domésticos

 

 

Às vezes são nos serviços mínimos que nós passamos por mais dificuldade. Por que isso acontece? Esses não deveriam ser mais simples? Talvez sim, Mas esse é o problema de grande parte das reclamações vindas dos clientes, justamente por que antes de contratar um prestador de serviço, algumas coisas passam desapercebidas.

 

Quando você inicia o processo de contratação de serviços, procura verificar se o contratado possui algum modelo de contrato? O contrato é um documento que especifica quais os tipos de serviços oferecidos, normas de cumprimento do prometido e especifica valores.

 

Entre essas perguntas importantes, ainda vão existir outras, como: você negocia o preço e acorda isso de maneira formal, ou seja, escrita, legalizando, seja o pedido ou desconto concedido? Não? É… esse é um erro bastante cometido.

 

Se você está preocupado apenas em ver o serviço pronto, avisamos que, pode dar super errado!, se você não se atentar a esse detalhe. Mesmo que o prestador de serviços seja autônomo, é importante que exista um modelo de contrato para formalizar a contratação do serviço.

 

Contratar um prestador de serviço: Indicação de amigos

 

Para serviços pequenos, você poderá optar por outros meios de conhecer as habilidades de quem oferece o serviço, como por exemplo a indicação.   

 

A indicação de amigos e conhecidos é importante. Ter informações confiáveis sobre o profissional que você irá contratar fará com que você tenha uma prévia da garantia da que o serviço sairá como o esperado. Mas não fique apenas nas indicações de conhecidos… Consulte pessoas que entendam do assunto, elas poderão inclusive avaliar sobre as possibilidades e a qualidade antes de contratar um prestador de serviço.

 

Avalie a experiência curricular para contratar um prestador de serviços, o currículo pode te ajudar a saber as competências do contratado, ali estarão as experiências e as referências do profissional, o que vai te ajudar a saber sobre as habilidades do profissional.

 

Contratar um prestador de serviços: preço? Foque na empreitada, se desvie de diárias

 

Já ouviu falar naquele ditado popular “O barato as vezes sai caro”? Pois é. Isso realmente acontece quando você só avalia o preço e não as condições em que o serviço será realizado.

 

Atente-se em quem o vai realizar. Procurar o melhor preço faz parte da contratação, mas já pensou em quais problemas pode ter se caso você contratar um prestador de serviços que não possui nenhuma referência no assunto e depois precisar contratar o serviço novamente?

 

Contratar um prestador de serviço por uma empreitada, é contratar estabelecendo um valor específico para todo o serviço,  independente dos dias necessários para seu cumprimento. Isso porque se não conhecemos o profissional, paga-lo por dia, pode ser um erro. Pode acontecer atrasos inesperados no serviço, então, na empreitada você também estará se prevenindo de eventuais situações.

 

Se não conhecemos o profissional contratado, é super importante que você atente-se aos prazos de entrega do serviço. Outro fator importante é estabelecer como será a forma de pagamento. Nunca inicie o pagamento antes do começo do serviço, ou seja, nunca aceite pedido de entrada.

 

A forma mais correta para contratar um prestador de serviços e evitar as dores de cabeça, é dividir o pagamento por término de serviço, ex.: terminou de pintar um cômodo, passe X; Terminou outra parte do programado, X são passados e assim sucessivamente.

 

Isso vai te fazer ter ainda mais gastos, ou seja, o seu barato vai realmente sair mais caro. Então procure se atentar a como será feita a contratação deste prestador de serviço e análise o preço de acordo com a qualidade do serviço estabelecido.

 

Contratar um prestador de serviços: faça Pesquisas

 

Esta parte é importante por que é aqui que você vai saber se valerá a pena ou não contratar um prestador de serviços para o desejado. Vamos a uma dica importante para que você avalie o custo de tudo e a qualidade de tudo, tendo de fato pesquisado.

 

Faça também um check list de tudo que você precisa e em seguida comece a fase de pesquisa. Pesquise primeiros os preços do material necessário para executar o serviço, ou pesquise o susto do serviço procurado.

 

Faça um orçamento com várias opções, pesquisando as várias possibilidades de execução do trabalho, pergunte-se: compensa comprar materiais e pagar a mão de obra? Compensa contratar alguém com os materiais inclusos no serviço? Compensa fazer com quem está te cobrando um preço mais barato? Compensa?

 

Depois de pesquisar, você saberá quem pode te atender da melhor forma, e então irá concluir se valeu a pena ou não a sua escolha.

 

Acompanhar a execução e evolução do serviço

 

Por mais que o prestador de serviços, seja confiável, possui várias indicações, ainda assim é importante que você procure se atentar a execução do serviço. Acompanhar e verificar se tudo está saindo como planejado será um diferencial para sua satisfação.

 

Existem casos onde o prestador de serviços demora muito a executar as atividades solicitadas, ou acaba não executando o serviço como você esperava. Mas se você acompanha a evolução e execução, as chances de dar errado diminuem.

 

Depois de seguir esses 5 passos, é finalizar a contratação satisfeito.

 

Execução e conclusão, sem dor de cabeça

 

Seguindo esses passos para contratar um prestador de serviços fará com que você acerte na contratação. Por isso, avalie bem, preste atenção aos detalhes, e não se entregue ao preço mais baixo sem avaliar a qualidade do serviço. Evitar dor de cabeça neste momento é importante.

 

Para você que acabou de conquistar a sua casa, ou está prestes a ter o que planejou, executado por alguém, não é uma coisa que pode ser definida de qualquer jeito. E na dúvida, procure consultoria, e contrate um prestador de serviços que supere as suas expectativas.

 

Procure quem entende do assunto, e claro, estaremos sempre aqui para te atender da melhor forma possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *