Financiamento ou aluguel: escolhendo a melhor opção

Financiamento ou aluguel: escolhendo a melhor opção

Financiar ou alugar? Entenda se alugar ou financiar é o melhor para você neste momento.

Financiar ou alugar ? Esta é uma pergunta muito comum para quem quer comprar um imóvel mas não possui capital suficiente para adquirir um imóvel vista.

Mas essa pergunta realmente faz muito sentido, já que para respondê-las precisamos pensar sobre vários assuntos, ou seja, para essa pergunta não existe apenas uma única resposta.

E para escolher a melhor alternativa, entre: financiar ou alugar, devemos considerar algumas preferências da família e também a sua situação econômica. 

Não podemos esquecer que existem uma série de fatores que são importantes e que devem ser considerados na hora de você tomar a decisão de financiar ou alugar um imóvel.

Separamos alguns desses fatores para te ajudar a pensar no que pode ser melhor pra você neste momento.

 

Financiar ou alugar: porque alugar?

A opção de muitos quando o assunto é o aluguel, mas entenda o porquê pensar bastante sobre cada um dos pontos:

 

Flexibilidade

Este ponto de dará tempo o suficiente para que você conheça várias regiões antes de assumir um compromisso de compra de um imóvel.

Conhecer o bairro onde vai morar é importante, saber se o bairro te atende em suas necessidades, afinal tanto para você quanto para a sua família é importante que todos gostem e se habituem ao local.

O aluguel te garante a flexibilidade de morar em localizações que tragam mais facilidades de acesso entre outros benefícios.

 

Planejamento Financeiro e Familiar

Estar no aluguel pode proporcionar a organização do seu plano financeiro. Em tese, isso funciona muito bem, mas é preciso um planejamento e uma estratégia para o lado financeiro.

Dessa forma, você conseguirá poupar para assim aumentar proporcionalmente a sua poupança e futuramente conseguir sair do aluguel com a possibilidade de até mesmo financiar mas sem que este financiamento seja com juros abusivos.

Ter uma boa poupança para se resguardar com custos adicionais em qualquer circunstância é super importante para o seu controle pessoal e familiar.

 

Incertezas “Profissional”

Quando acontece uma demissão ou algum problema eventual, as mãos tendem a subir até a cabeça, e neste momento não ter compromissos pesados no orçamento é importante para decidir entre financiar ou alugar.

Por isso,  o aluguel pode ser também uma vantagem para quem não possui garantia de estabilidade profissional, ou seja, não sabe se irá permanecer no emprego por muito tempo, ou mesmo não busca aperfeiçoamento, ou trabalha de maneira autônoma.

 

Economias insuficientes para a entrada

O percentual máximo financiado pela Caixa é de 70% para imóveis usados, no entanto,  o valor da parcela irá variar de acordo com o valor a ser financiado, ou seja, a redução dependerá do quanto você tem para dar como entrada.

Dessa forma, após a pré aprovação do crédito, caso o seu orçamento não seja suficiente, alugar pode ser uma opção interessante até que você acumule a quantia necessária para a compra. 

 

Financiar ou alugar: por que Financiar?

Formação de Patrimônio

Totalmente contrário de uma prestação de aluguel, ao pagar a prestação do seu imóvel você está investindo no que é seu, favorecendo o crescimento do seu patrimônio pessoal e familiar. 

O histórico de mercado relacionado a imóveis é de grande potencial de valorização. Investir em um imóvel é a garantia de um investimento que de alguma forma te trará retorno financeiro a médio e longo prazo.

 

Utilização de linhas de créditos e FGTS

Além de linhas de crédito que ajudam no financiamento, os contribuintes do FGTS podem utilizar o saldo para adquirir uma casa, lote ou apartamento. Ao nosso ver essa é uma decisão sábia entre financiar ou alugar, uma vez que é possível obter rentabilidade superior se comparado a permanência do valor na conta do Fundo de Garantia.

Em seu histórico, o FGTS rende bem menos que a inflação, portanto se você não utiliza o dinheiro, está automaticamente perdendo o seu poder de compra.

Além disso, outra vantagem que poucos sabem, é que o valor do fundo pode ser utilizado para abater as parcelas do financiamento habitacional. Neste caso o FGTS pesa para decidir entre financiar ou alugar. 

 

Personalização e investimento

Quando você possui um imóvel próprio, realizar várias melhorias e personaliza-lo o deixando com a sua cara é totalmente possível.

Mas quando você aluga um imóvel, é comum ficar com o sentimento de não querer gastar com algo que não é seu, e mesmo se a melhoria que você precisa não é feita de forma rápida, não vale a pena arriscar, afinal gastar com reforma em um imóvel que não é seu, é agregar valor ao patrimônio de outra pessoa.

Em função disso, sua casa ou apartamento, pode acabar perdendo ou pode nunca ficar do jeito que você quer, com a sua personalidade, perdendo parte do aconchego que poderia ter com decoração e iluminação planejada do seu jeito.

 

Segurança Patrimonial

Este seguro, protege você e o seu bem (imóvel), para que se credores tentem tomar o seu imóvel, isso não seja possível.

Mas para que isso aconteça, você precisa estar em dias com as suas parcelas e negociações com a construtora. Mesmo se essa briga for judicial,por meios legais o seu bem estará resguardado.

 

Dívida Saudável

O financiamento habitacional é um dos, ou talvez, o mais barato crédito também no Brasil, já que é possível pagar por um financiamento com juros bem em conta, prestações estendidas e várias outras vantagens se comparado a outros modelos de crédito utilizados no mercado em relação ao mercado financeiro.

Sabendo dos prós e contras de cada um desses modelos, conhecendo bem as suas condições financeiras e se organizando financeiramente para cada momento, você estará com certeza, tomando a decisão certa sobre financiar ou alugar. Mas é importante analisar, entender e pensar bastante sobre cada detalhe. Não se esqueça!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *