Qual o melhor momento para comprar o lar dos seus sonhos?

Qual o melhor momento para comprar o lar dos seus sonhos?

Casa com quintal, apartamento com suíte, vista para o parque ou condomínio com área de lazer completa. Esses são apenas alguns exemplos das principais buscas dos brasileiros no mercado imobiliário. Esse comportamento evidencia a particularidade do que cada pessoa considera um lar dos sonhos. 

No entanto, o atual cenário econômico sugere planejamento para quem deseja comprar um novo imóvel. A aquisição da casa própria é um investimento de grande porte e que, em muitos casos, envolve o orçamento familiar durante alguns anos. Por essa razão, aspectos importantes devem ser considerados, e vão desde a escolha do imóvel até a forma de pagamento.

Encontrar um imóvel que reúna todos os requisitos referentes à localização, estrutura e preço é um verdadeiro achado! Porém, fazer uma lista de prioridades pode facilitar esse processo. Como primeiro passo, divida o que considera dispensável e essencial em uma casa. Depois, estabeleça um limite de quanto poderá ser investido e, por fim, veja a possibilidade de ampliar a região em que o novo lar pode estar. 

Com esses três passos, certamente ficará mais fácil encontrar um lar que concretize seus ideais e desejos. Agora, vem uma parte que perpassa ainda mais a auto-análise: quando bater o martelo e fechar o negócio?. São diversas as fases da vida de uma pessoa e, em cada uma delas, haverá uma necessidade a ser atendida. Em outras palavras, isso significa que o momento de grande anseio pela compra de um imóvel chega em épocas e circunstâncias diferentes para cada um. 

 

Busca pela liberdade

Sem dúvidas, você deve ter pelo menos escutado falar da “geração canguru”. Resumidamente, esse termo define jovens e adultos com idades entre 25 a 34 anos que ainda moram na casa dos pais. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), o número de pessoas dentro dessa relação cresceu de forma considerável.

Embora a falta de oportunidades do mercado de trabalho e a baixa remuneração sejam fatores que somam na conjuntura da “geração canguru”, esses jovens buscam ter a casa própria. Como consequência desse objetivo, existe a vontade de conquistar autonomia e liberdade. Isso porque ter um lar para chamar de seu representa independência e causa uma sensação empoderadora em níveis de responsabilidade e ascensão social. 

 

Estabilidade

Outra situação em que realizar o sonho de ter um lar bate à porta é quando um casal começa a planejar o casamento e constituir família. A frase “quem casa, quer casa”, sintetiza essa tendência cultural que perpassa gerações. Entretanto, em diversos casos, pela falta de estabilidade financeira ou planejamento, o sonho precisa ser adiado e a primeira moradia acaba sendo em imóveis alugados. 

O financiamento imobiliário foi um caminho encontrado por muitas famílias para sair do aluguel. Assim, muitos conseguiram a tão sonhada casa própria. Não por acaso, se tornou uma das modalidades mais populares do mercado. Projetos como o Minha Casa Minha Vida também contribuíram para o aumento no número de aquisição de moradias. Atualmente, embora o país esteja vivenciando um período incerto economicamente, a taxa Selic continua baixa, o que favorece o financiamento imobiliário. 

Antes de financiar e comprar um cantinho todo seu, faça uma simulação do seu financiamento. Desse modo, terá acesso às ferramentas necessárias para organizar o orçamento e começar uma nova fase da sua vida. 

Continue acompanhando nosso blog e não perca nenhuma novidade! Nos siga também nas redes sociais Instagram  e Facebook.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *